Foto: Pedro Garcia |
Família: Bromeliaceae
Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica (Minas Gerais e Rio de Janeiro)
Ameaçada de Extinção (classificada como Vulnerável), por isso não retirar da Natureza!
Ameaçada de Extinção (classificada como Vulnerável), por isso não retirar da Natureza!
Local de cultivo: Sol pleno ou Meia-sombra
Substrato: Rico em matéria orgânica (terra adubada) misturada com areia. Todas as minhas bromélias estão plantadas em uma mistura de terra com areia e estão indo bem. Porém pode-se utilizar outros itens pra deixar a terra aerada e com menor retenção de água nas raízes como: casca de pinus ou carvão vegetal (lavando antes pra tirar o pó).
Rega: Manter o copinho central da bromélia com água e borrifar água nas folhas. Esse cuidado é mais importante do que a rega nas raízes que podem ser regadas duas vezes por semana.
OBS: COMO EVITAR MOSQUITOS?
O mosquito da dengue não gosta do copinho da bromélia porque ele prefere locais de água limpa, porém outros mosquitos podem depositar seus ovos ali. Dificilmente eu vejo larva de mosquitos na minha bromélia imperial...isso só acontece quando chove muito e ela fica com um volume muito cheio de água e essa água fica mais límpida. Eu simplesmente viro o vaso de cabeça pra baixo e deixo só um pouco de água no copinho central da planta que é mais "sujo". Assim as larvas caem no solo e irão morrer. Existem outras técnicas pra evitar mosquitos como utilizar borra de café no copinho ou trocar a água com um jato de água, mas eu simplesmente viro o vaso. Se você quiser ver essas dicas, deixo o link de alguns vídeos que falam sobre o assunto!
Videos:´
Bromélia imperial
https://www.youtube.com/watch?v=Bht9XGXKldw&t=72s
Como tirar mudas
https://www.youtube.com/watch?v=lEVpU2oWc7Y
Controle do mosquito com cafeína
https://www.youtube.com/watch?v=eEZRhpzTMWE&t=21s
Tem alguma dúvida ou sugestão?Escreva nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário