terça-feira, 9 de julho de 2019

Bromélia Vriesea fosteriana


Família: Bromeliaceae

Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica (Espírito Santo e Rio de Janeiro)

Local de cultivo: Sombra (iluminação indireta)

Substrato: Existem várias opções. Rico em matéria orgânica (terra adubada) misturada com areia (50% de cada). Algumas das minhas bromélias estão plantadas em uma mistura de terra com areia e estão indo bem.
É possível também utilizar: casca de pinus ou carvão vegetal (lavando antes pra tirar o pó) ao invés de areia. Utilizando uma parte de terra adubada pra uma parte de pinus ou carvão vegetal. Mas você pode fazer sua própria mistura, por exemplo: 50% de terra adubada + 25% de casca de pinus pequena + 25% de carvão vegetal em pedaços pequenos. Faça o que for melhor pra você e teste, se não der certo é só mudar!

Rega: Manter o copinho central da bromélia com água e borrifar água nas folhas nos dias muito quentes. Esse cuidado é mais importante do que a rega nas raízes que podem ser regadas uma veze por semana. Eu moro em um local com alta umidade e mesmo assim borrifo as folhas nos dias quentes.

Vídeos: Vídeo do nosso canal https://www.youtube.com/watch?v=xrQRjTr1GFk&t=15s
             Espécie https://www.youtube.com/watch?v=KA4LWL4fuqA

COMO EVITAR MOSQUITOS NAS BROMÉLIAS?

O mosquito da dengue não gosta do copinho da bromélia porque ele prefere locais de água limpa, porém outros mosquitos podem depositar seus ovos ali. Dificilmente eu vejo larva de mosquitos nas minha bromélias...isso só acontece quando chove muito e elas ficam com um volume muito cheio de água e essa água fica mais límpida, e ainda assim apenas nas bromélias grandes. Eu simplesmente viro os vasos de cabeça pra baixo e deixo só um pouco de água no copinho central da planta que é mais "sujo". Assim as larvas caem no solo e irão morrer. Existem outras técnicas pra evitar mosquitos como utilizar borra de café no copinho ou trocar a água com um jato de água, mas eu simplesmente viro o vaso. Se você quiser ver essas dicas, deixo o link de alguns vídeos que falam sobre o assunto!

Controle com detergente:https://www.youtube.com/watch?v=ZpFdKOGs3vM
Outros controles (Pular o video para 2:30): https://www.youtube.com/watch?v=Bht9XGXKldw&t=1s


Inflorescência de Vriesea fosteriana



Inflorescência de Vriesea fosteriana

Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!



Nenhum comentário:

Postar um comentário