quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Orquídea Cattleya Porphyroglossa


Família: Orchidaceae

Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica

Local de cultivo: Meia-sombra com média luminosidade (pode utilizar sombrite de 50%). Você pode levar para dentro de casa quando está com flor, mas depois deve retornar ao ambiente original.

Substrato: Variados (existem substratos já prontos nas lojas e outros você pode misturar alguns destes componentes: fibra de coco, pedra brita, isopor, carvão, casca de pinus, esfagno, entre outros) ou colocar em troncos de árvores. Você ainda pode colocar vasos de cerâmica ou de plástico ou em cachepots de madeira colocando um pouco de carvão vegetal na base. Para mais detalhes clicar nos vídeos:


Rega: Esse é um dos fatores mais importantes pra uma orquídea, você deve regar uma vez e quando o substrato e raízes estiverem seco regar novamente. Na estações quentes dependendo do cultivo a rega deverá ser diária! Você pode borrifar água na sua orquídea nos dias mais quentes e secos, elas irão apreciar. 
CUIDADO!!!

Se for deixar em vaso a céu aberto e você morar em local que chove muito como aqui no Sul, talvez você tenha que mover a planta para um local coberto até a chuva passar. Quase perdi as minhas depois que pegaram 3 dias seguidos de chuva! Resolvi esse problema substituindo o vaso de plástico por cachepots de madeira nobre (esses resistem às chuvas) colocando um pouco de carvão. Observe a foto: 

Foto: Pedro Garcia
Algumas pessoas têm medo de cultivar orquídeas, acham complicado ou têm trauma por terem perdido alguma. Mas se você cultivar espécies que são originárias da sua região isso facilitará em muito o cultivo. E não há porque ter medo, precisamos errar para aprender! 

Vamo tentar cultivar?
Vídeo da espécie: https://www.youtube.com/watch?v=5qKqX2iND2Q

Essa espécie está classificada como CRITICAMENTE AMEAÇADA de EXTINÇÃO. Por isso é extremamente importante não retirar plantas da natureza e só comprar mudas de orquidários e vendedores certificados...se não tomarmos cuidados iremos perder essa joia na natureza para sempre.



Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!






Nenhum comentário:

Postar um comentário