sexta-feira, 8 de junho de 2018

Manacá-da-Serra-Anão (Pleroma mutabile/Tibouchina mutabilis "Nana")

Foto: Pedro Garcia
Família: Melastomataceae

Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo)

Local de cultivo: Sol Pleno

Substrato: Rico em matéria orgânica

Rega: Frequente (quando a terra estiver secando, regar novamente)

Vídeos: 
Manacá Anão e outras espécies - https://www.youtube.com/watch?v=kZ-RUKWFnkc&t=231s

OBS: As três cores das flores chamam muito a atenção, as flores mais novas são brancas e conforme o tempo passa vão mudando de cor e escurecendo. 
Pesquisando, encontrei muitas pessoas com problemas no cultivo desse manacá. A maioria das queixas é que as plantas começam a perder as folhas. Isso aconteceu com o meu manacá também, eu medi o ph do solo e está tudo certo, adubei com NPK e ele está em observação. Ele cresceu bastante desde que chegou e estava muito bonito, mas de repente começou a perder as folhas e as folhas novas não iam pra frente. Eu suspeito que tenha sido por pouca água em algum momento, ou por eu não ter realizado poda e isso enfraqueceu, já que ele está em vaso.


É um pouco frustrante porque agora no final do Outuno os manacás da cidade estão todos floridos, e o meu está com vários botões pequenos então não vou desistir dele. Esse vídeo explica bem essas situações, e dá esperança pra gente não desistir de nossos exemplares: https://www.youtube.com/watch?v=8nSl3z_PwVw




Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!







Nenhum comentário:

Postar um comentário