Família: Solanaceae
Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Cerrado
Local de cultivo: Sol pleno de preferência, mas aceita Meia-sombra
Substrato: Rico em matéria orgânica
Rega: Frequente (quando a terra estiver secando, regar novamente)
Vídeos:
Espécie - https://www.youtube.com/watch?v=5n0Og0KqGvc
OBS: O nome "Manacá" é igual ao do Manacá-da-serra também nativa do Brasil porém são espécies diferentes e de famílias diferentes. O que tem de parecido é a mudança na coloração das flores com o passar do tempo, abrem na cor branca e depois ficam arroxeadas. Para comparar com o Manacá-da-serra-anão clique no link: http://jardimtupiniquim.blogspot.com/2018/06/manaca-da-serra-anao-pleroma.html
ATENÇÃO: Existe uma lagarta que se alimenta principalmente das folhas do Manacá-de-cheiro. A primeira vez meu Manacá estava ainda pequeno e as lagartas comeram TODAS as folhas mas depois rebrotaram e ele ficou lindo. Foram mais de 30 lagartas que NÃO são perigosas pro ser humano...não queimam e podem até ser pegas com nossas mãos. Depois de ter as folhas comidas pelas lagartas, que vão virar lindas borboletas, o Manacá-de-cheiro IRÁ REBROTAR e ficar lindo!!!
Borboleta (Methona themisto) do Manacá-de-Cheiro |
Para ver um vídeo da lagarta clique no link (se você tem medo de lagartas NÃO clique nesse link!)
https://www.youtube.com/watch?v=uapNUr1tk-U
Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!
Boa noite!gostaria de saber se sobrevive no norte do brasil? Levei uma muda pra minha mae
ResponderExcluirOlá...desculpe a demora para responder, não recebi o comunicad do comentário. Pela distribuição da planta ela sobrevive sim na região Amazônica!
Excluir