Foto: Pedro Garcia |
Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica e Cerrado
Local de cultivo: Sol Pleno (de preferência) ou Meia-Sombra
Substrato: Terra com matéria orgânica
Rega: Na Internet encontrei informações de que a rega deve ser moderada ou frequente. Como a planta é rústica, uma rega moderada (esperando a terra secar pra regar novamente) é o suficiente no Outono e Inverno. Na Primavera e Verão aumentar a rega deve ser frequente (mantendo o solo úmido) uma vez que a planta está na fase de crescimento e de floração!
Vídeo do canal:https://youtu.be/EaTvFKnYQr8
OBS: Existem centenas de espécies de Caliandra, aqui em Santa Catarina ocorrem pelo menos duas espécies (Calliandra tweedii e Calliandra brevipes ou selloi) que são muito parecidas tanto nas folhas como nas flores.A Calliandra tweedii tem flores vermelhas, porém variações da Calliandra brevipes/selloi também tem cores vermelhas, além da rosa e branca. Assim fiquei muito em dúvida de como diferenciar as duas!
Depois de muito pesquisa cheguei a conclusão que a melhor forma de diferenciar as duas é pela vagem que protege as sementes.
A Calliandra tweedii possui pelos na vagens, já a Calliandra brevipes ou selloi (que são a mesma espécie) possui as vagens sem pelos:
Calliandra tweedii: Vagem COM pelos |
Calliandra brevipes ou selloi: Vagem SEM pelos |
Tem alguma dúvida ou sugestão?Escreva nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário