domingo, 19 de agosto de 2018

Orquídea Cattleya Tigrina/Leopoldii


Família: Orchidaceae

Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica
Local de cultivo: Ambiente de Meia-sombra( 30% de redução) até Sol pleno (ao contrário de muitas orquídeas que preferem ambiente mais sombreado).

Substrato: Fibroso (existem substratos já prontos nas lojas e outros você pode misturar alguns destes componentes: fibra de coco, pedra brita, isopor, carvão, casca de pinus, esfagno, entre outros) ou colocar em troncos de árvores. Você ainda pode colocar em cachepots de madeira colocando um pouco de carvão vegetal na base. Para mais detalhes clicar nos vídeos:


Rega: Você deve regar uma vez e quando o substrato e raízes estiverem secas regar novamente com generosidade. 

Cuidado: Se for deixar em vaso a céu aberto e você morar em local que chove muito como aqui no Sul, talvez você tenha que mover a planta para um local coberto até a chuva passar. Quase perdi as minhas depois que pegaram 3 dias seguidos de chuva! 
Resolvi o problema passando todas as minhas orquídeas para cachepots de madeira de lei (para resistir às chuvas). Forrei a base com um pouco de carvao vegetal e colocei as orquídeas por cima, assim quando chove as raízes nao ficam abafadas nem muito encharcadas pois a água escorre rapidamente!


Algumas pessoas têm medo de cultivar orquídeas, acham complicado ou têm trauma por terem perdido alguma. Mas se você cultivar espécies que são originárias da sua região isso facilitará em muito o cultivo. E não há porque ter medo, precisamos errar para aprender! 

Vamos tentar?

Vídeo: 
https://www.youtube.com/watch?v=9pbhhFlTDpo




Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!





Nenhum comentário:

Postar um comentário