Família: Orquidaceae
Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica
![]() |
Estados brasileiros com ocorrência nativa da espécie (Fonte: KewScience) |
Local de cultivo: Meia-sombra com média a alta luminosidade (pode utilizar sombrite de 50% em um local que bata muito sol direto). Você pode levar para dentro de casa quando está com flor, mas depois deve retornar ao ambiente original.
Substrato: A maioria dos cultivos eu vejo em tronquinhos ou leques de madeira, mas também pode ser cultivadas em vasos de cerâmica com substrato para orquídeas.
Rega: Esse é um dos fatores mais importantes pra uma orquídea, você deve regar uma vez e quando o substrato e raízes estiverem seco regar novamente. Na estações quentes dependendo do cultivo a rega deverá ser diária! Você pode borrifar água na sua orquídea nos dias mais quentes e secos, elas irão apreciar.
OBS: No geral as Sophronitis gostam de ambiente úmido porém cuidado se seu orquidário for aberto e pegar chuva, se plantar em tronco e usar esfagno utilize bem pouco ou nenhum pois com chuvas diretas sua planta pode apodrecer. O esfagno segura a umidade, por isso utilize com cuidado com essas pequeninas!
Cuidado: Se for deixar em vaso a céu aberto e você morar em local que chove muito como aqui no Sul, talvez você tenha que mover a planta para um local coberto até a chuva passar. Quase perdi as minhas depois que pegaram 3 dias seguidos de chuva! Resolvi esse problema substituindo o vaso de plástico por cachepots de madeira nobre (esses resistem às chuvas) colocando um pouco de carvão. Observe a foto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário