sábado, 10 de março de 2018

Orelha de Onça (Pleroma heteromallum/Tibouchina heteromalla)

Foto: Pedro Garcia

Família: Melastomataceae

Ocorrências confirmada: Mata Atlântica e Cerrado
Local de cultivo: Sol pleno (pelo menos 4 horas de sol diárias)

Substrato: Rico em matéria orgânica

Rega: Frequente (quando a terra estiver secando você rega novamente)

Vídeo do nosso canal: https://youtu.be/u5dsEG2Znps

OBS: Esta espécie também é conhecida como Tibouchina devido ao nome científico não-oficial Tibouchina grandifolia ou Tibouchina heteromalla. Plantar em um vaso grande para a planta se desenvolver bem! Existem outras orelhas-de-onça parecidas com essa, porém observe o tamanho grande da folha...com textura de veludo (bem macia e gostosa ao toque) e formato bem arredondado (lembrando um coração).






Tem alguma dúvida ou sugestão?Escreva nos comentários!






5 comentários:

  1. Obrigado por esclarecer minha dúvida sobre esta planta. Postei fotografia em que aparece esta flor e pesquisava para saber seu nome.
    Foto em:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1889874027700685&set=a.570300539658047.1073741825.100000343193623&type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Ainda é difícil mesmo encontrar informação sobre a maioria das espécies nativas. Pensando nisso que criei o blog. Abraço!

      Excluir
  2. Olá , plantei em um vaso grande , agora ela pegou bem , deu flor ainda quanto estava bem pequena , porém agora não deu flores ainda , quanto tempo para dar flores , ela pegou bem e tá dando bastante folhas só não deu flor ainda , como posso adubar a terra do vaso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!É o Luciano? Olha o crescimento é bem lento mesmo...as minhas estão criando botões nessa época... e assim que abrirem farei um vídeo completo dela.Você plantou ela como mudinha pequena ou estaquia? Temos que ter paciência...como te disse a minha que é maiorzinha ta começando a criar botoes agora e as flores devem vir só no verão. A adubação que uso é orgânica...farinha de osso + torta de algodão/ou torta de mamona (geralmente vem com um medidor e eu uso dez colheres desse medidor de cada adubo) quatro vezes ao ano um mes antes da mudança de cada estação.

      Excluir
  3. e a mesma milona que serve para asma

    ResponderExcluir