terça-feira, 7 de agosto de 2018

Caliandra-vermelha, Esponjinha vermelha (Calliandra tweedii/Calliandra tweediei)

Foto: Pedro Garcia
Família: Fabaceae

Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica e Cerrado

Local de cultivo: Sol Pleno (de preferência) ou Meia-Sombra

Substrato: Terra com matéria orgânica

Rega: Na Internet encontrei informações de que a rega deve ser moderada ou frequente. Como a planta é rústica, uma rega moderada (esperando a terra secar pra regar novamente) é o suficiente no Outono e Inverno. Na Primavera e Verão aumentar a rega deve ser frequente (mantendo o solo úmido) uma vez que a planta está na fase de crescimento e de floração! 


OBS: Existem centenas de espécies de Caliandra, aqui em Santa Catarina ocorrem pelo menos duas espécies (Calliandra tweedii e Calliandra brevipes ou selloi) que são muito parecidas tanto nas folhas como nas flores.A Calliandra tweedii tem flores vermelhas, porém variações da Calliandra brevipes/selloi também tem cores vermelhas, além da rosa e branca. Assim fiquei muito em dúvida de como diferenciar as duas!

Depois de muito pesquisa cheguei a conclusão que a melhor forma de diferenciar as duas é pela vagem que protege as sementes.
A Calliandra tweedii possui pelos na vagens, já a Calliandra brevipes ou selloi (que são a mesma espécie) possui as vagens sem pelos:

Calliandra tweedii: Vagem COM pelos

Calliandra brevipes ou selloi: Vagem SEM pelos




Tem alguma dúvida ou sugestão?Escreva nos comentários!









Nenhum comentário:

Postar um comentário