sábado, 2 de junho de 2018

Flor-de-Maio/Flor-de-seda ( Schlumbergera truncata e híbridos)

Foto: Pedro Garcia
Família: Cactaceae

Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica (Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro)


Local de cultivo: Meia-sombra

Substrato: Essa planta é uma epífita então pode-se utilizar substratos para orquídeas, ou terra adubada misturada com areia de construção na proporção: 1,5 de terra para 2 de areia. Com mais areia, evita-se que o substrato fique encharcado após a rega. Para mais informações assita o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HxWfEyDWxYk&t=67s

Rega: Baixa frequência (dependendo da sua região e da época do ano, aqui em Florianópolis é muito úmido rego uma vez por semana quando está calor, e no outono e inverno a rega é mais espaçada pois demora mais pra secar a terra). 

Vídeos: 
Espécie

OBS: Confesso que aqui em Florianópolis está difícil para conseguir cultivar essa espécie. Ocorre comigo um problema que ocorre com muitos que tentam cuidar dessa espécie, as folhas vão se quebrando com o tempo. Muitos dizem que é muita luz, muita rega, muito vento. Algumas pessoas falam que a planta não gosta de sol direto, outras dizem que ela precisa de sol pra florescer. O jeito é você adquirir uma e ver como ela se adapta na sua região e qual o melhor local.


Eu ainda estou tentando encontrar o melhor local pra minha aqui na minha cidade, diminui bem a rega e as folhas pararam de cair. Fiquei bem frustrado com essa plantinha, mas não vou desistir pois acho suas flores lindas e tem diversas colorações. Coloquei um substrato bem drenado com terra e areia e bastante pedra brita no fundo pra não acumular água. Espero que agora ela se desenvolva.






Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!








Nenhum comentário:

Postar um comentário