sábado, 23 de junho de 2018

Manacá-de-cheiro/Primavera (Brunfelsia uniflora)


Família: Solanaceae

Ocorrências confirmadas: Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Cerrado
Local de cultivo: Sol pleno de preferência, mas aceita Meia-sombra

Substrato: Rico em matéria orgânica

Rega: Frequente (quando a terra estiver secando, regar novamente)

Vídeos:
Espécie - https://www.youtube.com/watch?v=5n0Og0KqGvc

OBS: O nome "Manacá" é igual ao do Manacá-da-serra também nativa do Brasil porém são espécies diferentes e de famílias diferentes. O que tem de parecido é a mudança na coloração das flores com o passar do tempo, abrem na cor branca e depois ficam arroxeadas. Para comparar com o Manacá-da-serra-anão clique no link: http://jardimtupiniquim.blogspot.com/2018/06/manaca-da-serra-anao-pleroma.html

ATENÇÃO: Existe uma lagarta que se alimenta principalmente das folhas do Manacá-de-cheiro. A primeira vez meu Manacá estava ainda pequeno e as lagartas comeram TODAS as folhas mas depois rebrotaram e ele ficou lindo. Foram mais de 30 lagartas que NÃO são perigosas pro ser humano...não queimam e podem até ser pegas com nossas mãos. Depois de ter as folhas comidas pelas lagartas, que vão virar lindas borboletas, o Manacá-de-cheiro IRÁ REBROTAR e ficar lindo!!!

Borboleta (Methona themisto) do Manacá-de-Cheiro
Por isso não mate as lagartas, se você não quiser que sua planta seja revitalizada por elas, você pode colocar o excesso de lagartas em plantas em outros locais (uma praça ou um canteiro por exemplo) ou ainda, depois que já tiver algumas lagartas em seu pé de manacá, encontre os ovinhos depositados debaixo das folhas (são pequeninas bolinhas brancas) e retire-os. 
Para ver um vídeo da lagarta clique no link (se você tem medo de lagartas NÃO clique nesse link!)
https://www.youtube.com/watch?v=uapNUr1tk-U




Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!


2 comentários:

  1. Boa noite!gostaria de saber se sobrevive no norte do brasil? Levei uma muda pra minha mae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...desculpe a demora para responder, não recebi o comunicad do comentário. Pela distribuição da planta ela sobrevive sim na região Amazônica!

      Excluir